Os 5 pilares principais para Gestão de Pessoas

Já lá vai o tempo em que os funcionários eram vistos como simples peças de maquinaria que facilmente poderiam ser substituídos em qualquer organização. Cada vez mais, os colaboradores são encarados como fatores críticos de sucesso. Assim, a gestão de pessoas tem vindo a ganhar força nos últimos anos. Atualmente, a administração de recursos humanos e potencialização de desempenho tornou-se num fator competitivo de diferenciação.

Conheça cada um dos 5 pilares que identificamos como essenciais.

Motivação

A cada dia saem novos estudos e pesquisas que relacionam a motivação com a produtividade no trabalho. Os resultados são evidentes: profissionais motivados são mais produtivos. O mais interessante é que estes demonstram estar também mais felizes e satisfeitos com a sua rotina, trazendo melhores resultados às empresas. É importante que quando se fala em gestão de pessoas, se tenham em consideração estratégias que estimulem a motivação dos colaboradores. Estas podem passar pela definição de bons salários e benefícios, não só para si como para o seu agregado familiar, ou até outras ações que direcionem os profissionais à missão e valores da empresa. Tudo o que possa motivar o colaborador deve ser tido em atenção, sem esquecer as suas perspetivas de crescimento e progressão na carreira, incitando a recompensa do seu esforço individual.

Comunicação

Os métodos de comunicação de uma empresa são outro fator de valor na Gestão de Pessoas. Saber comunicar com o profissional e desenvolver estratégias de comunicação interna de forma incentivadora e eficiente é indispensável. Estes métodos ajudam na integração e evitam possíveis problemas que seriam criados exatamente pela falta de comunicação. Entender quais os melhores métodos de comunicação e acompanhar a transformação de mercado com todas as suas inovações é sempre um desafio, principalmente quando se tem em conta o perfil de cada profissional. Tome-se com exemplo o último ano em fomos todos obrigados a trabalhar a partir de casa.

Trabalho de equipa

O trabalho de equipa é algo essencial e que nem todas as organizações conseguem conquistar da melhor forma. A Gestão de Pessoas desempenha um papel fundamental no desenvolvimento deste pilar. É fulcral demonstrar a importância de cada um para que todos os processos funcionem bem. As ações devem ser pensadas com objetivos e tarefas coletivas para mostrar aos profissionais como o trabalho em equipa pode ser relevante para as suas carreiras individuais, mas essencialmente para o crescimento conjunto da empresa. Uma boa definição de tarefas, criação de grupos de trabalho e reuniões frequentes com toda a equipa podem ser boas estratégias para esta integração.

Conhecimento

Conhecimento e competência é outro pilar relevante para a Gestão de Pessoas. Mais do que importante, é necessário continuar a desenvolver as capacidades dos colaboradores para uma boa evolução da empresa. É necessário pensar em formas de desenvolver as suas competências e o seu conhecimento para que continuem a crescer, cada vez mais fortes, desempenhando papéis fundamentais na empresa. Fazer avaliações de desempenho, pode ser uma das ações que auxiliam este objetivo.

Desenvolvimento

Por fim, é o desenvolvimento que dá destaque à importância da Gestão de Pessoas nas empresas. A única forma de evitar a estagnação de algum profissional é investir no seu crescimento. É então relevante desenvolver programas de treino técnico ou comportamental para necessidades específicas ou ações gerais. Este interesse deve existir de ambas as partes (da empresa e da pessoa em questão).

Pedido de orçamento

Faça aqui o seu pedido para uma demonstração do software PHC.

Mudar de ERP

Faça aqui o seu pedido para uma demonstração do software PHC.